Minhas primeiras mudanças radicais: trocar farinha branca pela
integral (nos pães, massas), arroz branco pelo integral e queijo amarelo por ricota.
No início, um pouco de dificuldade p/ se adaptar, mas nada que o tempo não ajude. Ahhhh o tempo... não adianta querer perder o peso acumulado de anos em poucos meses, tem que ter paciência e perseverança, eu fui alcançar minha meta inicial em suados 11 meses, e hoje penso: porque não fiz antes já? Mas... tudo em seu tempo. A cabeça tem que estar positiva, pois é foda chegar em casa cansada do trabalho e ter que calçar o tênis p/ ir caminhar, mas, garanto a vocês: isso é só no início! Em 3 meses, você já não vai mais querer ficar sem aquele tempo do exercício, aquele tempo que é só seu, escutar suas músicas preferidas no fone de ouvido, enfim... não vivo mais sem! Recentemente comprei uma bicicleta e se eu não caminho, eu pedalo, todos os dias! Em outro post, falo mais sobre isso.
Voltando ao assunto INTEGRAL: não tenho mais nada aqui em casa que não seja integral, pois as mudanças no organismo são perceptíveis, 'vou aos pés' diariamente, não fico inchada e o sabor é ótimo!
P/ o arroz, tenho um pote de vidro onde misturei: arroz integral, arroz vermelho, chia e linhaça (foto abaixo). O preparo é simples: para 1 porção de arroz, são 3 de água; é um pouco mais demorado do que o arroz branco p/ cozinhar, leva em torno de 30min. (ou até que a água tenha evaporado por completo).
Para o pão, 'roubei' a panificadora da minha vó e eu mesma faço meu pão integral, pois os que compramos no mercado tem uma porcentagem pequena de farinha integral, fique atento(a)! Para quem não tem panificadora, leia no rótulo os ingredientes, já peguei pacotinho de bolacha que se diz integral mas no rótulo não consta a farinha integral nos ingredientes!
Já a massa integral não se encontra em qualquer mercado, mas alguns tem! Em Novo Hamburgo compro no Bourbon. Em fim de semana, adoro fazer uma massinha integral com molho bolonhesa - coloco bastante tomate, cebola, alho, salsão e até cenoura picadinha ;) Ao invés de comer 3 pratos de massa como antigamente, hoje como somente 1 prato; gostaria de comer mais, mas, a consciência não permite! Força na peruca!!